sábado, 22 de dezembro de 2007

Vida de Santo (23/12) S. João Câncio, presbítero, professor, +1473


São João Câncio nasceu em Kety, pequena localidade da Polónia, no ano 1390. Em Cracóvia fez os seus estudos, doutorou-se e foi ordenado sacerdote. Obteve a cátedra universitária no momento em que a controvérsia hussita se tornava mais acesa. João discutiu com vários opositores, recebendo nestas disputas mais insultos que argumentações objetivas. Quando a sua humildade e a sua paciência eram postas à prova, sem perder a costumeira serenidade de espírito, limitava-se a responder: "Graças a Deus!"

Durante uma das suas peregrinações a Roma, a diligência em que viajava foi assaltada por um grupo de bandidos, que infestavam os arredores de Roma. Também João foi roubado mas, percebendo que no fundo de um bolso tinha ficado uma moeda de prata, correu atrás dos bandidos, dizendo: "Vocês esqueceram esta". O biógrafo, que conta o episódio, afirma que os bandidos, comovidos, restituíram todo o dinheiro do assalto.


São João Câncio morreu em Cracóvia, com a idade de oitenta e três anos, na noite de Natal de 1473 e foi canonizado em 1767. A memória do santo, celebrada a 20 de Outubro, foi agora trazida para mais perto da data de sua morte.


Nenhum comentário: